quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A Influência do Dadaísmo no Surrealismo

Greyce Kelly de O. Duarte
MOrgana Marques de Carvalho

Resumo

No presente artigo discutiremos algumas idéias sobre a influência do dadaísmo no surrealismo, mostrando os prós e contras deste movimento, que cronologicamente é o ultimo dos movimentos da vanguarda européia,mostraremos também suas realizações, ganhos,controvérsias e decepções.

Palavra-chave:

Surrealismo - Dadaísmo - Influência

Assim como se diz que Eva nasceu da Costela de Adão, podemos dizer que o surrealismo nasceus da costela do dadaísmo.Ambos tinham pontos de contato entre seua termos e técnicas, eram tão ligadas que durente os anos de 1921 e 1924 ano do primeiro manifesto surrealista,os dois moviementos apareceram juntos,eram praticamente um só " O surrealismo nasceu das cinzas do dadaísmo".Assim dizia o própio líder dadaista Tzara, e de fato ele tinha razão, sempre haveria a influência do dadaismo sobre o surrealismo,propondo a valorização do improviso e da espontaneadade no menejo da linguagem,o amor ao protesto.
O surrealismo apresenta três períodos: o de formação que é o rompimento formal dos surrealista com os dadaístas, a exploração do inconsciente, o sobrenatural, o sonho, a loucura,os estados alucinatórios.Enfim tudo o que fosse o reveso do lógica e estivesse fora do controle da consciência. O de reflexão que foi o movimento em o surrealismo se interessa por relacionar as pesquisas sobre o inconsciente com adesão á revolução social. O de autonomia que abre dois caminhos para os surrealistas: da enfâse na revolução política,trilhado por Aragon,e o do aprofundamento das pesquisas sobre o inconsciente, assumindo por Bretom.
O surrealismo foi ganhando seu espaço mostrando a sua cara através dos deus manifestos com sua valorização do inconsciente e das pesquisas sobre o assunto,tendo como base Freud e suas pesquisas teóricas da psicanálise.Bretom adota um tipo novo de linguagem,tend0o semelhança no manifesto dadaísta de Tzara, usando a forma do verbete de dicionário para definir o que significa surrealismo.

Automotivo psíquico pelo qual alguém se propõe a exprimir,seja
verbalmente seja por escrito, seja de qualquer outra maneira o
Funconamento real do pensamento. (HELENA,Lúcia 1993).

Contudo, os surrealistas trouxeram mudanças,introduzindo disciplina e coesão diferente ao que era pregado pelo dadaísmo.A total liberdade individual dadapista desaparece,em prol de um sentido de adesão grupal.

Como o surrealismo é a maior acusação levantada contra a cisão
,historicamente provocada,entra a razão e paixão no ocidente.
(Moreira,Bia 2006)

Como o surrealismo era composto tantas pessoas,tão diferentes e com personalidades diferentes,dividiu-se um pouco , de um lado os artistas mais próximos ao dadaísmo eram mais niilistas, contrários a todos os cionceitos tradicionais(exemplificada por Macel Duchamp). Do outro lado, os artistas que ainda estavam sendio guiados por valores estéticos(que pode ser representado,por, salvador dali e Magrite).

A divisão entre os surrealistas,e ddaístas é caracterizado
também como divisão entre comunistas e anarquistas sendo os
surrealistas comunistas.(MOREIRA,Bia 2006).

Ainda durante a década de 50 e 60 os surrealistas estão em evidencia,merecendo detaque na Bienal de Veneza(1954),consagrada a influência da pintura surrealista no mundo, as jornadas surrealistas em Nova Iorque (1961).Em 1966,Morre Bretom, no dia 28 de setembro, algumas semanas depois do congresso universitário sobre o surrealismo.

Referências Bilbiográficas

HELENA,Lucia.MOvimentos da vanguarda Européia.Margens do texto.São Paulo:Scipioneltda,1993.p64.
MOREIRA,Bia.A influência do dadaísmo no Surrealismo.In www.fasm.edu.br/vestibulares,2006.

Nenhum comentário: